terça-feira, 11 de março de 2014

Intercâmbio

Postado por Karol às 16:10
Olá!
Hoje vim falar sobre um sonho de milhares de adolescentes do Brasil, fazer um intercâmbio, de 3 meses, 6 meses, 1 ano, sei lá, o que interessa é que a grande maioria tem o desejo de ir morar fora do Brasil, conhecer uma cultura nova e aprender, lições que vão levar para o resto da vida!
Não, eu não fiz um intercâmbio ainda, apesar de ter muita vontade de um dia ir conhecer minha adorada Nova York e espero que um dia aconteça (vamos torcer!).
Antes é claro que meu sonho era me formar no Ensino Médio nos famosos colégios dos Estados Unidos, com seus armários, escolhendo suas matérias, assistindo aos jogos de basquete, andando no ônibus amarelo, curtindo aquela cidade maravilhosa e principalmente, indo ao um baile de rainha da primavera! Ok, eu viajei em meus pensamentos, mas era um grande sonho e infelizmente acabei não realizando,pois até já terminei o ensino médio, mas um dia vou conseguir ir morar lá nem que seja por 6 meses.
Já falei demais sobre mim, então, eu pesquiso bastante sobre intercâmbio e posso dar algumas dicas básicas.


1- Escola o curso e o país para onde vai: Pesquise o tipo ideal de curso para você. Leve em conta sua idade, o tempo que você quer ficar lá e quais são os seus objetivos (aprender outra língua, trabalhar ou ficar fluente em inglês, por exemplo). Você pode escolher fazer o Highschool -o que eu queria-, um curso de férias, de idiomas, aulas de fotografia ou gastronomia... são inúmeras opções! A escolha do curso também influencia na escolha do país, porque os cursos mudam de um país para outro. Uma agência ajudaria bastante na hora de escolher.

2- Converse com seus pais: Claro isso vai para as meninas mais novas ou até mesmo as que moram com os pais ainda, eu por exemplo, sou maior de idade, mas teria que conversar com os meus pais antes de começar os preparativos para o meu intercâmbio. Não adianta nada começar a procurar o melhor lugar, o meu curso, a melhor escola e receber um NÃO! E para as meninas que precisam do Paitrocínio (seu pai/mãe pagar a viagem) ficarem sem a grana para poder ir e também aproveitar lá, comprando muitas roupas e besterinhas, não rola!! Mas o maior problema depois de eles aceitarem que você ficará na casa de uma família que é inscrita em um programa, e tem total responsabilidade por você lá fora, e que você não será sequestrada por eles... O valor do intercâmbio!

3- É caro: bem caro, um absurdo de caro! Aí é que nós temos que implorar, dizer que é uma oportunidade única, o sonho da sua vida, morar em outro país, conhecer uma cultura nova, e terá uma bagagem cultural incrível. Além de que uma experiência como essa é super levada em conta nos currículos de qualquer pessoa.

4- Se você é muito nova: Na minha opinião é nessa fase que você está criando responsabilidade, aprendendo a se virar, pensando no que quer para o seu futuro, qual profissão, e além de que estudar 6 meses ou fazer 1 ano em uma escola nos EUA te dará muito mais conhecimento ou também pode ser só um curso de 3 meses, no período de férias que tal?

5- Escolha uma boa agência: Essa eu acho a parte mais delicadas. Por isso, procure uma que tenha experiencia no mercado, primeiramente. Faça todas as perguntas possíveis, repare se o atendente sabe responder todas, não tenha vergonha tire todas as suas dúvidas, deixe os seus pais perguntarem, observe tudo enquanto estiver pesquisando, é a hora mais importe, pois é a agência que irá te fornecer tudo o que for preciso em caso de problemas. Pesquise na internet, procure saber de pessoas que você conhece que já foram ou até aqueles "diários de intercâmbio" que tem bastante na internet em blogs ou vlogs, vale a pena!

6- Burocracias: Os Estados Unidos são o país mais exigente no quesito visto e burocracia. Mas a boa notícia é que estudantes têm prioridade no Consulado americano na hora de agendar a entrevista – que é onde decidem se vão deixar você embarcar ou não. Se optar por um curso que tenha carga horária menor do que 18 horas por semana, o visto de turista já serve. Acima disso, você vai precisar preencher um formulário chamado I-20, com todos os seus dados e informações do curso, provando que você vai ao país para estudar. Em outros países, como o Canadá, tirar o visto é bem mais simples e rápido: leva, geralmente, uma semana e não precisa de tanta papelada. Na Europa, cada país tem uma política, então é importante se informar com bastante antecedência para não correr o risco de atrasar sua viagem por causa do visto.

7- Pesquise sobre o país que você vai morar: Essa é a melhor maneira de se prevenir, as culturas são completamente diferentes em alguns países e em alguma situação você pode ficar confusa, e não gostar tanto assim do país que escolher. Descubra a culinária local (ninguém merece comer o que não gosta né?), custo de vida (não rola ficar sem dinheiro antes de voltar pro Brasil, por isso economize!) e o clima da região. E se tiver os endereços de onde vai morar e estudar, da pra ir conhecer o lugar antes mesmo de chegar lá graças ao google maps.

Se forem fazer intercâmbio me contem, para onde vão? Fazer o que? Experiencias com a host family?
Bjinhos, Karol

0 comentários:

Postar um comentário

 

Smiling, live and be happy Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos